Não espere uma data especial para comer bacalhau! Descubra as maravilhas deste prato típico

Avalie este item
(0 votos)
Não espere uma data especial para comer bacalhau! Descubra as maravilhas deste prato típico

Presença certa na mesa do almoço de Páscoa de boa parte das casas brasileiras, o bacalhau é um símbolo da culinária de Portugal, país europeu que nos colonizou e, sem dúvida, influenciou nossa gastronomia.

Alimento de qualidade excepcional, por sua carne branca e firme, quase isenta de gordura, que quando seca é um concentrado de cerca de 80% de proteína, esse peixe de águas frias é consumido no mundo todo, sendo ingrediente principal de variadas receitas, de bolinhos a tortas e ensopados.

Se você é um dos fãs dessa deliciosa iguaria, conheça agora um pouco de sua história e curiosidades.

A história do Bacalhau
Intimamente ligado à típica culinária lusitana, o bacalhau começou a ser consumido já na época dos povos vikings, por serem muito comuns nas águas em que eles navegavam. Como os viking passavam meses em alto mar, desenvolveram uma forma de conservar a carne do peixe: deixá-lo secar ao sol, para poder consumi-lo sem o risco de estragarem.

Como os viking não conheciam o sal, o processo de salga do peixe que deu origem ao sabor do bacalhau como conhecemos atualmente só começou tempos depois, na costa espanhola. Lá, a carne passava por um processo de salga e secagem nas rochas, o que garantia sua perfeita conservação, mantinha seus nutrientes e melhorava seu gosto.

Três pratos com bacalhau que você tem de provar
Quase uma instituição na culinária portuguesa, o bacalhau é ingrediente principal de muitos pratos típicos daquele país. No entanto, no Brasil, esse peixe também tem muitos fãs e é usado no preparo de diversas receitas.

Abaixo, a gente mostra três pratos com bacalhau que você precisa provar. Veja:

Pastel de Bacalhau
Quem, no Brasil, nunca ouviu falar em Pastel de Bacalhau? Uma boa receita dessa delícia é preparada com massa fresca recheada com bacalhau desfiado, azeitonas pretas, pimentões, cheiro-verde e cebola refogada.

Moqueca de Bacalhau
A versão de um dos mais tradicionais pratos da cozinha brasileira preparada com o peixe símbolo da cozinha lusitana é uma iguaria de gosto singular, feita com verduras refogadas acrescidas de leite de coco, azeite de dendê e coentro.

Bacalhau em Crosta
Esta receita preparada com filé de lombo de bacalhau assado sobre batatas rústicas, coberto com pesto de azeitonas pretas e crosta de pão é deliciosa e agrada aos mais diversos paladares.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.