Como preparar frutos do mar de maneira suculenta

Avalie este item
(0 votos)

Saber como preparar frutos do mar é o segredo para saborear uma deliciosa refeição e surpreender no almoço ou jantar de família. Caso você não utilize as técnicas corretas corre o risco de estragar esses ingredientes, ou pior, prejudicar o sabor deles.

Apesar da preparação dos frutos do mar ser algo bem delicado, essa tarefa não é muito difícil. Para provar isso, separamos abaixo modos de preparo para os principais frutos do mar. Coloque-os em prática e elabore pratos como um verdadeiro chef.

Camarão
Para aprender a como preparar frutos do mar, nada melhor do que começar com o mais comum do país: camarão. É preciso saber escolher corretamente na hora de comprar, já que não adianta caprichar no preparo se o ingrediente principal estiver ruim.

No Brasil, os tipos mais comuns são o cinza e o rosa e, assim como nas outras espécies marinhas, eles não apresentam um odor forte quando ainda estão frescos.

Os camarões devem ser armazenados na geladeira, em recipientes e coberto com camadas de gelo. No momento de limpar, faça um pequeno corte no dorso do crustáceo e retire o cordão escuro com a ajuda da própria faca ou de um palito de dente.

É possível servi-los fritos, salteados,cozidos,grelhados com ou sem a casca, empanados ou no vapor. O tempo de preparo é curto – de 1 até no máximo 4 minutos, a depender do tamanho do camarão.

Lagostim
Para comprar e armazenar o lagostim, você deve seguir as mesmas recomendações que falamos dos outros três frutos do mar.

Para prepará-lo, o primeiro passo é cortar a parte inferior da casca, de cada lado do rabo, com uma tesoura. Em seguida, é preciso retirar a cabeça e, por fim, o rabo com o resto da casca, assim sobra apenas a carne. A víscera precisa ser retirada, assim como no camarão.

Os lagostins podem ser cozidos, salteados com temperos ou grelhados com a casca para acompanhar risotos, massas, saladas. Eles têm carne apenas na cauda, mas suas garras ainda podem ser usadas para fazer ótimos molhos.

É muito importante prestar atenção ao tempo de cozimento desse fruto do mar. O ponto é quando a carne está cozida, mas mantém uma textura firme e suculenta.

Polvo e Lula
O polvo e a lula talvez sejam o maior desafio para muitas pessoas que estão começando a aprender como preparar frutos do mar. Entretanto, há algumas dicas infalíveis para o sucesso das suas receitas.

Começando novamente pelo momento de comprar, é importante analisar se o cheiro está neutro e agradável. No caso das lulas, também é preciso evitar aquelas que estão com a pele viscosa.

A ideia de que os peixes e frutos do mar normalmente apresentam cheiro forte é um mito!

Para armazená-los, eles devem ser embalados da mesma forma que o camarão – em recipientes plásticos, entre camadas de gelo. Durante o preparo, é muito importante dar atenção ao tempo de cozimento.

Isso porque entre 5 e no máximo 25 minutos a carne desses dois frutos do mar fica muito dura, portanto, o ideal é cozinhá-los por no mínimo 5 minutos ou deixar passar dos 25. No caso dos polvos, o melhor mesmo é comprar os menores – de até 1kg – já que eles são mais macios.

Você pode grelhar, saltear ou cozinha o polvo, seguindo sempre a regra do tempo. No caso de servi-lo grelhado, com uma salada por exemplo, é melhor apostar no preparo rápido. Já se for fazer um ensopado ou molho, deixe ultrapassar o período de 25 minutos para os temperos sejam absorvidos.

Agora que você já sabe todas essas dicas de como preparar frutos do mar, pode começar a fazê-los sem medo de errar ou estragar todo o sabor especial que eles oferecem.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.