Como escolher frutos do mar: o guia completo

Avalie este item
(0 votos)
Como escolher frutos do mar: o guia completo

Quer aprender como escolher frutos do mar e fazer receitas deliciosas? Os frutos do mar são carnes delicadas e que precisam de um cuidado extra na hora da compra.
Detalhes como aparência, cheiro e textura da carne devem ser analisados para garantir uma carne gostosa e saudável. Para te ajudar na escolha, selecionamos aqui dicas de como escolher frutos do mar como lagostins, lulas, polvos e muito mais.

Como escolher frutos do mar: Lagostins
Os lagostins são frutos do mar que tem ganhado cada vez mais espaço nas peixarias e cozinhas brasileiras. Isso não poderia ser diferente, pois é uma opção saborosa, nutritiva e que combina com diversos pratos.

Mas, para garantir uma refeição deliciosa é preciso saber como escolher esse fruto do mar. Na hora da compra, prefira aqueles que foram congelados pelo método seco. Também verifique se há sinais de decomposição como manchas escuras na cabeça ou corpo.

Caso você compre lagostins frescos, observe se as antenas e membros estão nos lugares corretos.

Como escolher frutos do mar: Lulas
As lulas também estão na lista dos frutos do mar mais consumidos pelos brasileiros. Existem várias receitas sofisticadas elaboradas com essa carne suculenta. No entanto, a escolha da melhor lula nem sempre é uma decisão simples.

Para evitar erros, opte por comprar lula fresca e ainda com pele. Dê preferência para as lulas menores, ou seja, com comprimento entre 10 até 15cm sem considerar os tentáculos. Essas peças menores são mais saborosas e fáceis de cozinhar.

Outros aspectos para analisar são os olhos que não devem ser opacos, o cheiro que não deve ser forte e o corpo liso.

Como escolher frutos do mar: Polvos
O polvo é um fruto do mar cuja carne pode ser aproveitada em várias receitas. Existem pratos especiais que usam os tentáculos, a cabeça e a pele desse animal. Eles podem ser servidos em receitas ou pratos quentes, como sopas.

Para comprar um polvo fresco delicioso é preciso ficar atento a vários detalhes. Normalmente, a carne desse fruto do mar é macia, elástica ao toque e brilhosa. A tonalidade da pele é castanha avermelhada e os olhos transparentes.
Quanto ao peso, os polvos com 3kg são uns dos mais saborosos e valiosos do mercado. Mas, aqueles com peso menor que esse também são ideais para alguns pratos.

Como escolher frutos do mar: Ostras
Geralmente, as ostras são consumidas cruas em restaurantes. Mas acredite, existem outras maneiras de cozinhar esse fruto do mar. Independente do método de cozimento, é importante que a ostra esteja fresca e apta para o consumo.

Para se certificar disso, prefira ostras vivas e que estejam com a conha fechada. Também sinta se o cheiro desse fruto do mar é agradável, caso contrário ela pode estar estragada. Caso você perceba uma consistência verde não se preocupe, é apenas o fitoplâncton da ostra.

Como escolher frutos do mar: Mexilhões
Os mexilhões são ingredientes de massas, ensopados e risotos. Também são indicados para nutrição dietética dos homens. Não há mistério em como escolher frutos do mar, pois os mexilhões são vendidos inteiros, com uma metade concha e em filés.

Os mexilhões maiores são suculentos e possuem mais carne. Dê preferência para aqueles em conchas fechadas e sem nenhum tipo de dano. Na hora de preparar os mexilhões, você deve limpá-los por dentro e por fora com água corrente, para eliminar algas e outros componentes.


Agora que você sabe como escolher frutos do mar, o seu próximo passo é escolher o mais saboroso. Aqui na Cia do Mar, você encontra lagostins e polvos de qualidade, venha conhecer!

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.